2º Ano "A" 2012



____________________________________________________________

A VELA QUE SUGA ÁGUA


 Acontecerão duas coisas. Primeiro, logo em seguida, a vela irá apagar e depois, o nível de água dentro do copo irá subir, absorvendo a água ao redor do copo. A vela apaga, pois para haver a queima, é necessário um combustor, no caso o Oxigênio, que constitui 20% da atmosfera e se esvai dentro do copo, pois não consegue se renovar.

Os produtos da queima da parafina com oxigênio são:

C18H38 + 37/2 O2 ----> 18 CO + 19 H2O
C18H38 + 19/2 O2 ----> 18 C + 19 H2O



O nível da água dentro do copo sobe, porque, o produto da combustão ocupa menos volume que o oxigênio que havia ali, é como se parte do ar dentro do copo fosse compactado, o que diminui a pressão interna, sugando a água ao redor, através das brechas entre o copo e o pires, como num canudo.










A VELA QUE BALANÇA SOZINHA

Isso ocorre devido ao fato das duas pontas queimarem, porém, uma mais rapido que outra. Fazendocom que o peso de um lado seja maior, assim este acaba descendo, quando desce, esta parte está mais em função do fogo que a de cima então a de cima aumenta seu peso indo a debaixo ,assim sucessivamente.







Grupo: Alberto Volban, João vitor, Raison.O, Matheus Carvalho, Hamilton, Ronaldo, Marcos, Francleyton.    ''2º A''



____________________________________________________________________________

Ovo dentro da garrafa

O motivo pelo qual o ovo entra para dentro da garrafa é por causa da pressão Atmosférica. 
Oque é pressão atmosférica? Pressão atmosférica é a pressão exercida pela atmosfera num determinado ponto. É a força por unidade de área, exercida pelo ar contra uma superfície. Se a força exercida pelo ar aumenta em um determinado ponto, conseqüentemente a pressão também aumentará. 
Bom na hora em que o fogo esquenta a garrafa por dentro e faz a pressão fica bem forte, no momento em que a garrafa esta esquentando você vai perceber que sai um pouco de ar de dentro da garrafa, na hora que ele esfria perde pressão o fogo dentro apaga a garrafa esfria e esse ar que fica dentro da garrafa perde pressão e a pressão atmosférica fica muito mais forte que a pressão que existe dentro da garrafa. Então por causa desta diferença de pressão que o ovo é empurrado para dentro da garrafa.


Alunos: Klívia Evelyn
           Italo Santos

________________________________________________

Projeto das Palavras Opostas no Espelho












Equipe: Daniela Marques
            Ingrid Bergamam
            Juliana Marques
            Karen Vasconcelos
            Monalisa Soares
            Sandrenize Cavalcante
________________________________________________

Projeto de Mistura de Cores












Equipe: Daniela Marques
            Ingrid Begmam
           Juliana Marques
            Karen Vasconcelos
            Monalisa Soares
           Sandrenize Cavalcante
_________________________________________________________
O Copo Preso No balão!  
 Larissa Araujo nº 23
 Victoria Gabriela n º 35           
Professora: Rejane


 Usando apenas uma vela, um copo, um balão e um recipiente com água é possivel fazer uma experiência de fisica sobre a pressão atmosférica e sobre a lei de dilatação dos gases.

Explicação:
Aquece o ar do copo na vela, pega o balão e coloca na ponta do copo, depois põe o copo na água com o balão e espera resfriar o ar que tá dentro do copo!, daí levanta e o copo vai está grudado no balão!

Isso Acontece Porque?
Quando o ar que estava dentro do copo resfriou, a pressão interna diminuiu...
Então a pressão atmosférica empurra o balão dentro do copo, por isso que fica preso!

_______________________________

Câmara escura de orifício.


   A câmara  escura é a aplicação retilínea da luz. Se consiste em uma caixa feita de material opaco, sendo que em uma das paredes existe um pequeno orifício onde entra a luz.





   Na outra parede da caixa é colocado um papel vegetal, que será o anteparo. Isso acontece porque o feixe de luz que sai da extremidade A passa pelo orifício e atinge a parte inferior da caixa, e vice-versa, formando assim  a imagem.



 
Dupla: Letícia Nascimento e Vitória Barbosa.

________________________________
Caleidoscópio
 O calidoscópio é um aparelho óptico formado por um pequeno tubo de cartão ou de metal, com pequenos fragmentos de vidro colorido, que, através do reflexo da luz exterior em pequenos espelhos inclinados, apresentam, a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual.


   Foi inventado na Inglaterra, em 1817 pelo físico escocês Dawid Brewster. O caleidoscópio de Brewster consistia em um tubo com pequenos fragmentos de vidro colorido e três espelhos que formavam um ângulo de 45 a 60 graus entre si. Os pedaços de vidro refletiam-se nos espelhos, cujos reflexos simétricos, provocados pela passagem da luz, criavam a imagem em cores. 


   Atualmente o caleidoscópio é formado por um pequeno tubo, no fundo do qual há pedaços coloridos de vidro ou de outro material e três espelhos dispostos de tal forma que, ao se movimentar o tubo, visualizam-se diferentes figuras coloridas em imagens multiplicadas que se formam em arranjos simétricos. Estes espelhos podem ser dispostos em ângulos diferentes: a 45°, cada um dos três espelhos formava oito imagens duplicadas. A 60°, formava seis imagens e a 90°, formava quatro imagens.


Grupo: Yasmin Melo e Hyvana Rodrigues. Série: 2° Ano "A"
 __________________________________________________________________


 





Nome do Experimento: Enchendo a Bexiga sem o Assopro
Grupo: Elder Leal , Derlândia Mendes , Jardane Kelly , Amanda Andrade , Ana Edna e Francineide Rocha.
Série: 2 ºano “A”

Materiais:
°Um recipiente,
°Água quente e fria,
°bexiga de aniversário,
°funil (se achar necessário) e
°uma garrafa de vidro.   
                       
Criando o Experimento:
Primeiramente tenha os dois tipos de água, quente e fria, em recipientes separados, coloque a água quente (a água deve ser o mais quente possível) dentro da garrafa, conte até 10 segundos, despeje a água que está garrafa fora,faça um descarte,após coloque a bexiga no gargalho da garrafa,coloque a garrafa no recipiente onde contém a água fria(atenção,a água não pode ser gelada,se quebrar essa regra,você coloca seu experimento á perder!),em seguida você verá resultado,não estranhe quando perceber que a bexiga esteja entrando dentro da garrafa,deixe-a como está.
Explicando Fisicamente:
Quando o ar e a garrafa estão quentes, o ar fica em equilíbrio com a pressão atmosférica, ao colocar a bexiga,o ar começa á esfriar,onde ele vai fazendo força na bexiga,fazendo o seu esticamento,isso é a posição do equilíbrio.

Fonte do Experimento: Manual do Mundo _______________________________________________________________



                          Experimento:


                   Ondas Sonoras





Ondas sonoras são ondas mecânicas que necessita de um meio material para se propagar. Assim, diferentemente da onda eletromagnética, a onda sonora não se propaga no vácuo. Possuem freqüência de vibração entre 20 e 20.000Hz, que naturalmente, são captadas e processadas por nosso sistema auditivo. Que se origina a partir de vibrações do ar que são captadas pelo tímpano com freqüência e amplitudes pré-definidas.

Materiais:
·        Uma lata vazia de leite em pó
·        Um abridor de Latas
·        Uma bexiga
·        Um pequeno espelho plano de ( 5 cm x 5 cm)
·        Uma lanterna
·        Um barbante
·        Tesoura de pontas arredondadas
·        Cola
·        Fita adesiva

Para começar, usamos o abridor de lata para retirar o fundo da lata de leite em pó. Com a tesoura corte a lateral da bexiga. Retire a tampa da lata, estique bem a membrana da borracha sobre a borda superior da lata e prenda-a firme com o barbante. Você terá, após isso, uma espécie de “ tambor”.
Agora, use a cola para fixar o espelho plano no centro da membrana elástica com a superfície refletora voltada para fora. Espere a cola secar.
Em um local pouco iluminado, fixe a lata deitada sobre uma mesa com a fita adesiva e direcionando o feixe de luz da lanterna contra o espelho de modo que o feixe refletido ilumine uma parede próxima.
    Posicione-se diante da extremidade aberta da lata e bata palmas ou coloque o radio ligado diante da abertura.




Alunos: Dayana Kaline, Wisley Alexandre

Ano:

Turma : A