1º Ano "D" 2012



______________________________________________________
Equipe: Jefferson rodrigues ramalho N°16                      
            Gabriel monteiro da silva     N° 14
            Emanuel messias de Araújo silva N° 06




1° experimento: Cachoeira de fumaça

materiais utilizados

* uma garrafa pet
* uma folha de pepel



uma coisa muito legal dessa experiencia é que a fumaça em vez de subir ela desce, bom a fumaça tem algumas partículas que são mais pesadas do que o ar mas normalmente ela sobe por que a fumaça esta junto com o ar muito quente que está aquecido pelo fogo e  ar quente é mais denso do que o ar do ambiente e ele sobe e a fumaça sobe junto nesse caso aqui isso não acontece por causa desse caninho de papel que protege a fumaça das turbulências de ar fora da garrafa.


2° experimento: Degelo colorido

Materiais utilizados

um recipiente transparente
corante artificial
óleo de cozinha



outra coisa também muito interressante é que o gelo boa na [agua mas também boa no óleo isso acontece por que o gelo é muito mais denso do que a água e o óleo e ai o gelo começa a derreter e essa parte o gelo que derrete é mais liquida é ainda mais densa do que o gelo e mais densa do que o óleo então ela desce e atravessa todo o óleo .

Mais esta experiencia não para por ai, Se colocarmos uma pastilha anti-acida (efervescente) Temos uma lampada de óleo.



_________________________________________________________
Alunos:
 Emanuelle Katarine
             Emilia Karoline
             Érica Maria
             Matheus Ferreira              
             Pedro Henrique
             Sonálle Eduarda


                                                    Efeito do Sal



Material: Sal, tampa de garrafa, fios, papel, luz neon .

Objetivo: Fazer com que o sal acenda a luz .

Explicação: A luz se acende com o sal, pois o sal tem anion e cation .



                                                   Centrifugação


Material: Garrafa, linha, pano .

Objetivo: Fazer com que o pano molhado seque de acordo com a força gravitacional .

Explicação: Por causa das forças gravitacionais, fazendo com que as partes mais densa se separem das menos densa, depositando no fundo da garrafa, ou seja, a água sai do pano fazendo um efeito de centrifugação .



                                                   Empuxo


Material: Copo, ovo, sal .

Objetivo: Explicar se a densidade do ovo é maior, menor ou igual da água salgada .

Explicação: Primeiro pegamos um copo com a água e colocamos nele um ovo fresco. Depois adicionamos na água sal e mexemos até ser dissolvida e colocamos novamente o ovo no copo. Observamos, que no primeiro momento o ovo afunda, já quando adicionamos sal a água o ovo flutua. Isto acontece porque a densidade da água salgada é maior que a da água doce e então o empuxo na água salgada é maior, daí o ovo não afunda. É o que explica o teorema de Arquimedes. " Um fluído em equilíbrio age sobre um corpo nele imerso ( parcial ou totalmente ) com a força vertical orientada de baixo para cima, denominada EMPUXO, aplicado no centro da gravidade de volume de fluído deslocado, cuja intensidade é igual á de peso de volume de fluído deslocado " .



________________________________________________________________________

Equipe:

- Vinicios S. Gurjão
-Victor S. Gurjão
- Elias Oliveira
-Pablo Patrício
-Eriberto Xavier
-Larissa Hellen
-Lucas Arthur
-Thiago Yan



Experimentos:

1º - Garrafa Amassada
Materiais Utilizados:       

  *1 Garrafa Pet   
        *1 Vasilha com água        
        * 1 litro de água morna
        *1 funil

      




              Quando agente coloca água quente dentro da garrafa, acaba esquentado  também o ar que está dentro dela. O Ar aquecido contido na garrafa aumenta sua pressão e parte dela escapa e, quando fechamos , o ar que saiu não tem como volta. O Ar que ficou dentro da garrafa ao esfriar exerce menor pressão Enquanto  isso, as paredes de fora da garrafa são empurradas para dentro pela a pressão atmosférica
              
2º - Pano transferindo água
Materiais Utilizados:

*1 pano seco
       * 2 copos plásticos
       *Água

     



                    Colocamos um dos copos em um nível acima do outro, e é só esperar o pano observar  á água e transferir para o outro recipiente.

3º - Enchendo um balão com Sonrisal
Materiais Utilizados:

     *1 Balão
        *1 Sonrisal
        *1 Garrafa de Vidro

  




                   Pegamos a garrafa de vidro enchemos até a metade de água, depois colocamos o sonrisal dentro do balão . colocamos o balão no gargalo da garrafa é viramos o balão para baixa para o sonrisal descer. O sonrisal irá efervescer  e com a quantidade de oxigênio liberada irá encher o balão.

4º - Bateria Ogânica
Materiais Utilizados:

*2 Batatas
*Arames De Cobre
*Arames De Zinco
*Pequenos Fios flexíveis




          Pegamos os fios e ligamos nos arames de cobre e zinco, conectamos os arames na batata e
 ligamos no compartimento onde ficavam as pilhas da calculadora.



_________________________________________________________________________

Trabalho de Física

Alunos:  
         *Carollyne Rayane
         *Matheus Isaac
         *Steffanny Amarante
         *Weslley Costa
         *Talles Lucas
         *Jonathas Maxuel 







''Você precisara de dois copos,dois ovos e uma folha de oficio e duas tampas''
A Primeira Lei de Newton

As leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças. Essas leis foram expressas nas mais diferentes formas nos últimos três séculos.

Lex I: Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quanteus a viribus impressis cogitur statum illum mutare.
Lei I: Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.[2]
Conhecida como princípio da inércia,[3] a primeira lei de Newton afirma que a força resultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nulo, logo a velocidade do objeto é constante. Consequentemente:
Um objeto que está em repouso ficará em repouso a não ser que uma força resultante aja sobre ele.
Um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que uma força resultante aja sobre ele.
Newton apresentou a primeira lei a fim de estabelecer um referencial para as leis seguintes. A primeira lei postula a existência de pelo menos um referencial, chamado referencial newtoniano ou inercial, relativo ao qual o movimento de uma partícula não submetida a forças é descrito por uma velocidade (vetorial) constante.[4][5]
Em todo universo material, o movimento de uma partícula em um sistema de referência preferencial Φ é determinado pela ação de forças as quais foram varridas de todos os tempos quando e somente quando a velocidade da partícula é constante em Φ. O que significa, uma partícula inicialmente em repouso ou em movimento uniforme no sistema de referência preferencial Φ continua nesse estado a não ser que compelido por forças a mudá-lo.[6]
As leis de Newton são válidas somente em um referencial inercial. Qualquer sistema de referência que está em movimento uniforme respeitando um sistema inercial também é um sistema referencial,i.e. Invariância de Galileu ou o princípio da relatividade Newtoniana.[7]
A lei da inércia aparentemente foi percebida por diferentes cientistas e filósofos naturais independentemente




Esse experimento é simples de ser feito. Provavelmente muitas pessoas já o fizeram nos colégios quando se estuda a Lei Geral dos Gases em que observam-se uma série de relações entre a temperatura, pressão e volume.  Mas qual a relação desse experimento que faz a água subir com a Lei Geral dos Gases? Vejamos a explicação:
Quando coloca-se uma garrafa ou um frasco erlenmeyer ( como no experimento) sobre uma vela acesa, o ar frio que está dentro do frasco é liberado dando lugar ao ar quente. Nesse momento ocorre uma diminuição do oxigênio dentro do frasco por causa da combustão da vela, e a sua chama se apaga. A temperatura começa a diminuir proporcionalmente com pressão e a pressão que está presente dentro do frasco compete com a pressão atmosférica que está fora que é mais forte, ou seja, a pressão atmosférica “empurra” o líquido para dentro do frasco fazendo a água subir. Com esse experimento é possível comprovar a regra da Lei Geral dos Gases, em que a pressão é proporcional á temperatura.

Parece mágica, mas é física! Com um aperto imperceptível em uma garrafa de água é possível controlar a subida e a descida de um objeto que está dentro dela.




Na experiência, usei a tampa de uma caneta e um pouquinho de massa de modelar para mostrar a brincadeira.
Com a massa, o furo da tampa foi fechado, e um peso foi acrescentado à tampa. O conjunto todo foi colocado dentro de uma garrafa PET cheia de água.
Apertando a garrafa é possível fazer a tampa descer. Quando se solta a garrafa, a tampa sobe. Isso ocorre porque o ar que está dentro da tampa se comprime, e a densidade do objeto diminui (o volume fica menor, mas a massa continua sendo a mesma).
Por meio desse experimento é possível observar também a Lei de Pascal: quando um líquido sofre pressão, todos os pontos daquele líquido também sofrem pressão.
Ou seja: quando se aperta a garrafa, a pressão toda do líquido aumenta, forçando o ar no interior da tampa a se comprimir.
Para fazer a experiência é necessário fazer vários testes com a bolinha de massa que é usada como peso, pois o conjunto todo tem que ter uma densidade muito próxima à da água. Se o peso for muito leve, será necessário apertar muito forte a garrafa para que a tampa desça.






________________________________________________________________________



Grupo: Carolânia S. Santana
                               Illana M. Gomes de Oliveira
                               Yasmin  Hanna G. da Silva
                   Série:   1°  ano   "D"
                                   
                                                    Experimento: Fazendo Neve.

  Materiais:
*Uma fralda;
*Uma peneira;
*Áqua gelada.

Preparo:
    Nosso experimento é fazer neve.Nós pegamos uma fralda e desmanchamos ela,tirando tudo de dentro da fralda.Peneiramos o algodão e saiu uns cristais que absorvem o liquido fazendo com que ele inchasse.
     Colocamos áqua gelada e os cristais em um pote e mechemos.Os cristais começaram a inchar e ficaram gelados e parecidos com neve.

 


No final tudo deu certo, e espero que vocês gostaram do experimento.


____________________________________________________________________




Grupo Oz'Einsteins 
Integrantes: 
- Vinícius de Sales
- Bruno Gabriel
- Erick Gomes
- Silas Cristiano
- Thaynner Yan

Série: 1º ano "D"
Profº Albanery Rejane 

Foto do grupo:



Olá pessoal, preparamos pra vocês três simples experimentos em diferentes áreas da Física, que vocês poderão faze-los em casa se quiserem, esperamos que gostem...

1º Experimento: O Balão Que Não Estoura - Termologia
Materiais usados:
*2 bexigas
*1 seringa ou um funil 
*Vela
*Fósforo
*1 copo com água



2º Experimento: Qual Ovo Gira Mais? - Dinâmica
Materiais usados:
*1 ovo cru
*1 ovo cozido





3º Experimento: O Copo Preso no Balão - Pressão Atmosférica
Materiais usados: 
*1 bexiga
*Vela
*Fósforo
*1 tigela com água  
*1 Copo de vidro